quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Instituições de informação / documentação; leitura, literacia e educação
















Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Mestrado 'Educação Artística'

Ano lectivo de 2006-2007

BIBLIOTECAS DIGITAIS DE ARTE E E-LEARNING

Caderno de textos nº 2:

Instituições de informação / documentação; leitura, literacia e educação

Docente das aulas teóricas e práticas: Prof. Doutor Pedro de Andrade

1. Instituições de informação / documentação
Texto 1: Brasão, Inês et al, 2004, [Apresentação, contexto de estudo e metodologia], In Leitores e Bibliotecas Públicas, Lisboa, Edições Colibri, pp. 21-29.

Texto 2: Erens, Bob, 1996, 'Uses of libraries for research', In Modernizing Research Libraries: The effect of recent developments in university libraries on the research process, pp. 33-57.

Texto 3: Freitas, Eduardo de et al, 1997, 'Leitores e leituras de livros'; 'Livrarias e bibliotecas', In Hábitos de leitura: um inquérito à população Portuguesa, Lisboa, D. Quixote, pp.111-122; 211-222.

Texto 4: Ventura, João, 2002, 'As bibliotecas públicas como esfera pública', In Bibliotecas e Esfera Pública, Oeiras, Celta, pp. 35-44.


2. Leitura, literacia e educação

Texto 5: Benavente, Ana (coord.) et al, 'Estudo Nacional de Literacia: enquadramento teórico-metodoIógico', In A Literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Conselho Nacional de Educação, pp. 3-23.

Texto 6: Cosme, Ariana, ‘Da reinvenção do modo de educação escolar à reinvenção da profisssão de professor: contributo para um debate acerca do mal-estar docente’, Educação Sociedade & Culturas (22), pp. 183-213.

Texto 7: Delgado-Martins, Maria Raquel et al (org.), 2000, ‘Processamento da informação pela leitura e pela escrita’, In Literacia e Sociedade: Contribuições disciplinares, Lisboa, Caminho. pp. 13-21.

Texto 8: Manguel, Alberto, 1998, 'A ultima página', In Uma história da leitura, Lisboa, Presença, pp. 17-37.

Texto 9: - Andrade, Pedro, 2001, “Literacia científico-tecnológica e opinião pública no quadro do Movimento Museabilidade”, In C. Morais, N.M. Peiriço, T. Scalco (Eds.), Comunicação Pública da Ciência, Cabral Ed. Universitária, Taubapé, Brasil.

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